sábado, 29 de setembro de 2007

Um pouco de RSS

Pessoal, estou colocando no yescommit minha primeira postagem, vou falar um pouco sobre RSS, uma nova tecnologia que esta se difundindo cada vez mais na web.



O RSS tem o seguinte principio:

voce coloca todo o conteudo (postagens, noicias, etc) em um arquivo de extenção XML, com o padrao RSS, e, ao mostrar em seu site, voce simplismente puxa os dados do XML para seu site, e todos os dados sao alterados pelo proprio XML, ae, outros sites, programas (como o mozilla firefox), podera tambem puxar os dados do XML, até mesmo o orkut ja tem suporte a RSS, assim, voce poderia colocar o conteudo do seu site, no seu perfil do orkut, por exemplo, ou deixa-lo para que outras pessoas possam acessa-los mais facilmente, atraves do proprio navegador, ou de outro leitos de feeds RSS.

Essa tecnologia se encontra tambem na maioria dos fotologs, blogs, etc..

estou colocando um link do RSS builder, um programa para criar feeds de RSS, em breve, colocarei mais postagens sobre RSS

RSS Builder - Baixaki downloads

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O ranking do Linux nos notebooks


Um dos blogs da Lenovo lançou a pergunta: que distribuição Linux você gostaria que fosse suportada na linha de notebooks ThinkPad? Está dando Ubuntu, disparado.

A enquete entrou no ar terça-feira, dia 4 de setembro, e até agora recebeu 28.931 votos. Mas ainda está no ar. Por enquanto, o Ubuntu fica com nada menos de 47% deles. O Debian aparece em segundo, com 12%, seguido pelo Kubuntu, com 5%. Logo atrás, também com 5%, vem o Fedora. O SUSE tem 3%. Veja o resultado completo, aqui.

O blog, que é assinado por Matt Kohut, um analista da Lenovo, também toca no atraso da empresa em se render ao pingüim. "Nós não somos anti-Linux e eu também não sou. Como outros fabricantes, estamos tentando descobrir que estratégia seguir", justifica.

E o debate está acirrado nos comentários. "Eu não entendo por que os fabricantes estão tão preocupados com as distribuições. Forneçam drivers de qualidade (ou deixem a comunidade fazer isso)", diz um dos usuários.

Fonte: Blog da Débora Forte (Site Info)

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Programa gratuito faz desenhos em 3D



 /

Quem brincou com massa de modelar uma vez na vida já consegue dar os primeiros passos no CB Model Pro, um software de modelagem 3D para iniciantes.

O programa, ainda em versão beta, é gratuito e quebra o paradigma de que o usuário precisa ter muitos conhecimentos para desenhar em 3D. Suas ferramentas são bem simples e oferecem os comandos básicos: redimensionar, girar, remodelar, torcer etc.

O software possui modelos prontos e opção para importar texturas. Depois de salvas, as imagens podem ser exportadas para diversos formatos, como WRL, OBJ e 3DXML.

Para usar o CB Model Pro, é preciso se registrar gratuitamente no site do fabricante. Há versões para Mac e PC.

Fonte: Site da Info

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Corel for Net

Fala ae galera, td bem??? espero que estejam curtindo o blog. Hoje, a pedido de minha nee-san, vou mostrar pra vcs como o corel pode também ser útil para aplicações WEB. O corel conta com uma coleção de templates (modelos) de vários tipos: envelope, etiquetas, papéis cartas (ou seria papel cartas) e o que iremos usar, páginas WEB. Bom vamos, lá. Em File, New from templates

Ele abrirá esta tela, com modelos variados em cada guia. Escolheremos a guia WEB. Lá, escolha o modelo que mais lhe agradar.

Note que ele te dá uma estrutura básica para sua página. O cabeçalho, a guia vertical com os botões e a área para vc produzir o conteúdo de seu site. Nada impede vc de mudar essa estrutura, ou as imagens como vc bem entender.

Vamos mostrar agora os rollovers, ou botões, como vc preferir. Clique em Windows, Toolbar, Internet. Ele abrirá uma barra de ferramentas nova, com as funções dos botões. Vc poderá editá-los, ou vê-los em funcionamento. Em outro tutorial, um outro dia, explicarei mais detalhadamente como criar rollovers para seus sites.


Agora, depois que vc editou o conteúdo de sua página, vem a pergunta que não qr calar: Mas e agora, como transformo isso numa página WEB.



Fácil jovem gafanhoto, vá em File, Publish to web. Lá vc terá 3 opções, a primeira publicará sua página em HTML normal, a segunda o transformara em um arquivo SWF e a terceira e para exportar imagens com boa qualidade para WEB (tava procurando isso que nem louco :D)!!!



Vamos publicá-lo em HTML normal. Na nova janela, vc terá várias opções para publicação de seu site. Viaje por elas e selecione as opções que melhor te sirvam.



Um detalhe muito legal é o da guia Summary, que mostra pra você quanto tempo demorará para cada imagem de seu site ser carregada, em variadas velocidades. Muito útil para a optimização de seu site.



Bom, depois de finalizado, seu site ficará assim. Agora é só, arregaçar as mangas, abrir o seu bloco de notas e montar todas as funções de seu site, pq a parte gráfica já não será mais dor de cabeça. Mas essa parte deixo para meus amigos especialistas, que em breve trarão dicas de funções interessantes para seu site.




É isso ae gente, espero que tenham gostado, e vou tentar toda semana trazer uma matéria interessante e útil para vocês meus amigos. E por favor, deixem suas opiniões e sugestões para novas matérias e também para o nosso blog. Contamos com sua visita e contribuição!!!!


Diego Barbosa
Substituto de Shinigami :D

Google lança serviço de favoritos online

SÃO PAULO – O site tem função semelhante ao Digg e outros serviços de compartilhamento de links.

Batizado de Shared Stuff, o serviço funciona por meio de um link adicionado ao navegador. Basta clicar nesse botão para adicionar uma página à sua página pessoa, que pode ser visitada pelos seus contatos.

É possível criar um feed RSS para acompanhar as atualizações nas páginas dos usuários do Shared Stuff ou adicionar o página ao iGoogle.

Quem tem senha do Gmail ou do orkut, pode usar o serviço sem novo cadastro.

Embora possa ser considerado como um concorrente em potencial de outros sites de bookmarking social, o Google Shared Stuff é compatível com o Digg, o Reddit, o Facebook, o Furl e outros.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Web 2.0 no Brasil

O papel dos blogs das empresas como via de mão dupla de informação foi um dos temas abordados na mesa-redonda Os Blogs e a Sabedoria das Multidões, durante o seminário Web 2.0 no Brasil.

Segundo Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias da IBM, os blogs de funcionários são um canal direto com um público formado, no seu caso, por desenvolvedores e clientes corporativos. O espaço é um terreno fértil para a interação sobre diversos temas, desde a discussão de tendências até o relato de bugs de produtos.

"A informação agora também vem de fora para dentro", diz Taurion. O número de blogs produzidos por funcionários atestam a importância da ferramenta na IBM. “São cerca de 50 mil blogs internos e 100 externos.”

Na Johnson & Johnson, o desafio apontado pelo gerente de e-business Fernando Gonçalves é encontrar a medida certa entre o que deve permanecer no ar ou ser removido nos comentários dos visitantes.

Mas, mesmo mantendo moderadores nos blogs da empresa, Gonçalves acredita que o próprio público é capaz de lidar com eventuais abusos, como a presença do “reclamador profissional”. “Existe uma espécie de auto-regulação dentro da comunidade.”

O Boticário ainda não possui um blog, mas é uma das empresas que mais acreditam na força dessa ferramenta e nas comunidades da web 2.0.

Ela mantém um sistema que monitora sistematicamente tudo o que está sendo falado sobre a empresa em diversos canais, como Orkut, fóruns e blogs.

Para Sérgio Augusto Rolim Valeixo, gerente de relacionamento com os cliente do O Boticário, a maior novidade é que, de posse destes dados, a companhia passa a exercer uma função ativa no corpo a corpo com os consumidores. O Boticário chega a procurar os clientes, em vez de apenas receber as manifestações que chegam pelo SAC. "Muitas vezes as empresas não se dão conta do valor das informações que correm nestes meios", diz.

Fonte : Site Info

Yahoo! testa nova rede social Mash

O Yahoo! comunicou que está testando uma nova rede social chamada Mash.

De acordo com o buscador, o Mash representa uma “segunda geração” de redes sociais e deverá substituir o Yahoo! 360, serviço de rede social do próprio Yahoo! e competir com os líderes nesse segmento, como o Facebook, MySpace e Orkut.

Inicialmente, o Mash é testado por um grupo limitado de usuários e, explica o Yahoo!, não há data definida para tornar o serviço disponível para qualquer internauta.

Segundo o buscador, a idéia é tornar o Mash uma referência para quem deseja compartilhar conteúdo com seus contatos – vídeos, fotos, textos, etc. – de forma simples e com controle de acesso, oferecendo informações consideradas mais íntimas somente para os contatos classificados como próximos.

O Yahoo! também afirma que espera tornar o Mash totalmente integrado a outros serviços da marca, como ferramenta de buscas, mensagens instantâneas, Flicker e Yahoo! Mail. O buscador afirma que, só em contas de e-mail, possui mais de 250 milhões de usuários ativos, audiência que o Yahoo! espera atrair para sua rede social.

Nesta segunda-feira (17), o Yahoo! comunicou também a compra do serviço BuzzTracker.com. O site é um buscador de notícias que acompanha conteúdo produzido por mais de 100 mil fontes em língua inglesa, entre elas sites de empresas jornalísticas e blogs.


Fonte: Site Info

Automattic

O serviço tem o mesmo nome de um ótimo pacote para blogs. E a idéia é justamente fornecer hospedagem gratuita para blogs, usando o sistema Wordpress. Para quem não conhece, esse sistema traz funções como organização de posts por categorias e tags (etiquetas), controle de acesso para os visitantes, proteção anti-spam e geração automática de estatísticas do site. O serviço ainda importa os posts de outros blogs, como o Blogger e o LiveJournal. É uma opção interessante para quem quer um diário online gratuito e poderoso.

http://wordpress.com/

Google Maps


Se o Google Earth impressiona no desktop, o Maps, na internet é ainda mais poderoso. Para começar, já conta com mapas para as capitais do Brasil (assim como muitas cidades do interior), com nomes e sentido de direção das ruas. O mais legal é poder ver a foto do satélite com o mapa de ruas sobreposto, o que permite um referencial visual da área sendo mostrada. Uma vantagem do serviço online é a possibilidade de enviar links para outras pessaos, sem que elas precisem ter qualquer programa para visualizar o mapa.

http://maps.google.com

Weebly

Weebly

O grande diferencial do serviço é a facilidade de edição dos blogs. Baseada em Ajax, a interface da página pessoal pode ser modificada sem a necessidade de editar o código HTML. Para fazer as mudanças, é só clicar sobre o texto e reescrevê-lo na própria página. O mesmo vale para imagens no layout e posts


.http://www.weebly.com

O Goowy

O Goowy é o webOS mais avançado atualmente, trazendo muitos aplicativos funcionais. Entre as opções disponíveis estão uma agenda de contatos e de compromissos, um software de mensagens instantâneas e um leitor de RSS. Apesar de todas as vantagens, há dois pontos fracos. Para começar, não há ainda um editor de textos ou uma planilha. O outro senão é que o sistema é pesado, exigindo, em uma janela do Internet Explorer, quase 60 MB de memória.

http://www.goowy.com

Windows Live Translator Beta

A Microsoft lançou recentemente um tradutor online capaz de traduzir textos de até 500 caracteres e também páginas inteiras da internet. Entre os idiomas com os quais este serviço é compatível, estão Alemão, Chinês, Espanhol, Francês, Japonês e, é claro, inglês.

Este tradutor utiliza o engine da Systran, o mesmo utilizado pelo serviço de tradução do Altavista, o Babel Fish. Um destaque é a opção de traduzir textos relacionado à informática. Assim, a tradução de termos específicos é mais cuidadosa.

O layout da página é semelhante ao das páginas de serviços do Windows Live e é muito simples de utilizar este tradutor.

Para traduzir blocos de texto
No campo à esquerda, copie o texto original. Lembre-se que ele deve ter no máximo 500 caracteres. Acima, escolha para qual idioma ele deverá ser traduzido. Caso o conteúdo do texto envolva termos de informática, marque a opção "Conteúdo relacionado a computadores". Clique em "Traduzir" e o texto traduzido vai aparecer no campo à direita.

Para traduzir uma página
Copie o endereço da página a ser traduzida no campo "Traduzir uma Página da Web", na parte de baixo da tela. Em seguida, clique em "Traduzir". Lembre-se que os botões "Traduzir" são diferentes, há um para bloco de textos e outro para páginas da internet.

Em seguida, a tela será dividida. À esquerda, você verá a página original, À direita, será exibida a página traduzida. A navegação é sincronizada. Clique em qualquer link disponível que ele será aberto tanto no idioma original como no idioma traduzido.

Há quatro tipos de visualização para páginas traduzidas, que são acessíveis no menu "Modos de exibição". São elas:

Lado a lado: visualização padrão, que exibe as duas páginas simultaneamente, dispostas uma ao lado da outra.

Superior/Inferior: também exibe as duas páginas simultaneamente, dispostas uma acima da outra.

Original com tradução focalizada: esse modo exibe a página original. Para ver a tradução, posicione o cursor do mouse sobre o texto.

Tradução com original focalizado: a página traduzida é exibida. Para ver os textos no idioma original, basta posicionar o cursor do mouse sobre eles.

Além disso, o Windows Live Translator oferece o link para exibir a página original.

Por ser BETA, o Windows Live Translator só é compatível com as versões 7.0 ou superiores do Internet Explorer e 2.0 ou superiores do Firefox.


Link : http://translator.live.com/

sábado, 15 de setembro de 2007

TUTORIAL COREL DRAW

Fala ai Galera, blz??? Saudades de todos vcs, Família IB!!!!!
Bom, aproveitando a iniciativa de nosso amigo Patrick, venho dar minha colaboração paa o Blog, e adivinha com o que???? Coréu, é claro!!! rs

Vou mostrar nesse tutorial (que foi baseado num tutorial do site Imasters (http://www.imasters.com.br/)) como criar uma paisagem em perspectiva, que nada mais é um efeito de profundidade (Prof. Judite ficaria orgulhosa...rs :D).

Primeiro, abra uma página em branco no corel, mude a orientaçã da página para horizontal. Clique na régua lateral e arraste duas linhas guias para a tela, em seguida clique na mesma duas vezes e rotacione para que as duas se cruzem no meio da tela. Aí esta o ponto de fuga do nosso desenho.





Agora, usando a ferramenta retângulo desenhe um retângulo (dãr!!!) com a base alinhada com a a guia.



Agora usaremos a ferramenta extrusão, para dar o efeito de profundidade ao nosso desenho. Repare que a base da figura deve seguir sempre alinhada com a guia. Clique no retângulo e arraste até que a mesma tenha esse efeito.


Agora multiplicaremos essa imagem, para formar vários prédios. Podemos usar o famoso CTRL + C, CTRL + V ou usar somente o CTRL + D, que duplica a imagem selecionada. Para espelhar as imagens, usa a ferramenta espelho, reparando que uma espelha na horizontal, e outra na vertical. E as bases tem que continuar alinhadas com as 2 linhas guias.


Agora desenharemos um plano de fundo. Desenhe dois círculos na tela, com a ferramenta elipse, e em seguida, selecione os dois e clique na ferramenta soldar (weld). Essa será nossa montanha.



Preencha a imagem com a cor de sua preferência. Agora, um efeito muito útil, o Power Clip. Ele cria um recipiente para vc colocar suas imagens. Primeiro, de um duplo clique na ferramenta retângulo, para que ela forme uma moldura em sua página. Depois, selecione sua montanha, vá em Organizar (arrange), Power clip, Colocar em recipiente (place inside container). Agora clique na moldura que você fez na página.



Repare que ele jogou sua imagem bem no centro da página. Para posicioná-la corretamente, segure o CTRL e clique no objeto, para que ele entre no recipiente. Para volta a página, segure CTRL e clique fora da página. Desenhe também um retângulo para formar a parte de baixo do plano de fundo (como de fosse o asfalto), e use a mesma função para colocá-la dentro do recipiente.


Agora, para colorirmos o plano de fundo, vamos selecioná-lo e clicar na ferramenta preenchimento. Selecione a segunda opção. Lá, vc poderá optar por um preenchimento linear, radial, entre outros. Eu usei um preenchimento linear, de ciano para branco.



Esta aí, já temos uma bela paisagem em perspectiva. Vc pode incrementá-la, usando os recursos ensinados nesse tutorial, o que manda é a sua CRIATIVIDADE.




Espero que tenham gostado, e que colaborem também com o Blog, pois todos nós temos conhecimento em alguma área que pode ser muito útil para nossos colegas. E quando tiver tempo publico algumas outras manhas do Corel.



Até + Galera!!!!!


Diego Barbosa

Abdoozidos Coorp. .... rsrsrs

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Commitando para todos os colegas

Primeiro quero deixar registrado que a prioridade desse blog é o compartilhamento de conhecimentos.
Sendo Assim, gostaria de que todos colegas que quiserem ser autores de artigos nesse blog entrassem em contato comigo: yescommit@gmail.com.
E finalmente agradecer a todos que a partir da data em que receberam o link desse blog que passsaram a visita-lo sempre.
Abraços para todos Técnicos em Informática principalmente os que se formaram na ETEc Pedro Ferreira Alves.
Vamos começar um grande tornado de conhecimentos nesse blog.
Todas as matérias publicadas deverão ter o nome de seu (s) autor (es).

Muito Obrigado.
Patrick Ferreira.