sábado, 21 de março de 2009

Propaganda Nazista

Peço licença a todos os companheiros de blog pra postar aqui um trabalho da faculdade. Se puderem e quiserem leiam também, o assunto é interessante. =D


A propaganda era algo incrivelmente importante e grandioso ao regime nazista. Tanto que após a posse de Adolph Hitler, foi instaurado no governo o ministério da propaganda, liderado pelo doutor Joseph Goebbels (foto ao lado). Hitler se destacava pelos seus discursos fervorosos, neles, tudo era feito com um propósito, tudo tinha um por que. Cenário, horário, postura, entonação, tudo meticulosamente calculado para causar o máximo possível de influência aos alemães.


Hitler criou um estilo que é usado até hoje por políticos, palestrantes, e profissionais de propaganda. Sim, nós fatalmente somos e seremos influenciados pelo estilo nazista. As bases da comunicação nazista eram simples: repetir as mesmas idéias centenas de vezes. Usando de ferramentas potentes da época, como rádio, cinema, cartazes, eles persuadiam o povo alemão à segui-los cegamente.


Por toda Alemanha eram vistos os cartazes que colocavam em evidência os grandes inimigos germânicos: os judeus e os comunistas. Cartazes com mensagens diretas, de fácil compreensão, que transmitiam o sentimento de ódio ao inimigo. Transmissores potentes de rádio foram espalhados pela Alemanha, com alto-falantes nos postes, levando a todo o povo os inflamados e emotivos discursos de Hitler. O poder de convencimento dos discursos foi tão grande que o nazismo se instaurou praticamente sem derramamento de sangue.






Mas nem toda a competente propaganda usada pelo governo nazista foi suficiente para que vencessem a guerra. Uma citação do filósofo Chico Cavalcante resume bem o poder da propaganda nazista:

“Ele não foi derrotado por sua propaganda, e sim, foi derrotado apesar dela.”




Apesar de não ter sido usada para fins corretos, o estilo de comunicação direta, emotiva e altamente influente criada por Hitler e Goebbels é algo a ser admirado e usado como base em nossos estudos como profissionais de comunicação.


A seguir, um trecho de um famoso discurso de Adolph Hitler:




E um exemplo de como seu estilo é usado até hoje.




* Diego E. Barbosa, 22 anos, arte-finalista, é estudante do Curso Superior de Tecnologia em Criação e Produção Gráfica Digital, na Universidade Paulista - Campus Swift em Campinas. Este artigo foi escrito para a disciplina Ética e Legislação na Comunicação, lecionada pelo prof. Arnaldo Silva.

Nenhum comentário: