O papel dos blogs das empresas como via de mão dupla de informação foi um dos temas abordados na mesa-redonda Os Blogs e a Sabedoria das Multidões, durante o seminário Web 2.0 no Brasil. Segundo Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias da IBM, os blogs de funcionários são um canal direto com um público formado, no seu caso, por desenvolvedores e clientes corporativos. O espaço é um terreno fértil para a interação sobre diversos temas, desde a discussão de tendências até o relato de bugs de produtos.
"A informação agora também vem de fora para dentro", diz Taurion. O número de blogs produzidos por funcionários atestam a importância da ferramenta na IBM. “São cerca de 50 mil blogs internos e 100 externos.”
Na Johnson & Johnson, o desafio apontado pelo gerente de e-business Fernando Gonçalves é encontrar a medida certa entre o que deve permanecer no ar ou ser removido nos comentários dos visitantes.
Mas, mesmo mantendo moderadores nos blogs da empresa, Gonçalves acredita que o próprio público é capaz de lidar com eventuais abusos, como a presença do “reclamador profissional”. “Existe uma espécie de auto-regulação dentro da comunidade.”
O Boticário ainda não possui um blog, mas é uma das empresas que mais acreditam na força dessa ferramenta e nas comunidades da web 2.0.
Ela mantém um sistema que monitora sistematicamente tudo o que está sendo falado sobre a empresa em diversos canais, como Orkut, fóruns e blogs.
Fonte : Site Info
Nenhum comentário:
Postar um comentário