segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Com força do Messenger, MS enfrenta Orkut

MS sempre tentando competir.

A Microsoft estréia serviço de rede social que usa a popularidade do MSN para encarar rivais.

A força do comunicador MSN, que só no Brasil têm 31,6 milhões de usuários e está instalado em mais de 70% dos PCs que acessam a web, é a principal ferramenta da Microsoft para alavancar seu novo serviço de redes sociais, o Live Spaces.

Conforme argumenta a gerente de marketing dos serviços online da Microsoft, Priscyla Alves, o novo Live Spaces que estréia no mundo esta semana exibe quase todas as características já oferecidas por seus competidores, com a vantagem de estar integrado ao comunicador MSN, que no mundo tem 280 milhões de usuários.

Para participar do Live Spaces o usuário deve ter uma conta Windows Live. Ao se logar no MSN, o usuário vê um ícone com três bonecos. Um clique no ícone abre uma janela de browser e leva o usuário até o serviço Live Spaces.

Lá, o usuário pode criar seu perfil com dados pessoais, postar vídeos de vários serviços (exemplo: Google Video, YouTube, SoapBox, etc.), publicar scraps ricos (com recursos HTML), criar um blog (com vídeos e fotos) ou álbuns de fotos.

O Live Spaces não tem limite de espaço e o usuário pode publicar até 6 mil fotos por ano em seu perfil. Quem vir as fotos, pode baixá-las na resolução em que os arquivos foram publicados.

Segundo Priscyla, a idéia é ampliar a experiência do MSN para redes sociais. O usuário que criar um perfil no Live Spaces terá uma URL com seu nome que poderá ser divulgada para seus amigos como página pessoal, mesmo que estes amigos não participem do Live Spaces.

O usuário pode convidar todos seus contatos do MSN para serem seus amigos e ainda “adicionar” amigos que vir em comunidades ou em lista de amigos de terceiros.

Todo conteúdo publicado no serviço pode ser exibido em 5 níveis de privacidade, público, só para os contatos do Messenger, só para os amigos e para os amigos dos amigos ou totalmente privado.

O serviço permite definir, caso a caso, que tipo de conteúdo será público ou não. Por exemplo, um álbum com fotos da pessoa na praia pode ser compartilhado só com alguns amigos mais próximos. Já o blog pode ser disponibilizado publicamente.

Entre as outras ferramentas do serviço, estão mecanismos para publicar listas de filmes e músicas preferidas e criar eventos e compartilhá-los com seus contatos. Num “evento”, os usuários podem formar comunidades, publicar fotos, posts e comentários.

A rede social também oferece vários gadgets, o que permite maior personalização dos perfis. É possível, por exemplo, mudar a cor de seu perfil ou inserir elementos temáticos, que deixam o fundo da página com características de Natal, surf, férias, futebol, etc.

Para gerar receita, a Microsoft exibirá banners no alto dos perfis. A publicidade será customizada conforme as características de quem visita a página.

A Microsoft afirma que já fez parcerias com ONGs para monitorar o conteúdo do Live Spaces e agir para retirar do ar conteúdos que desrespeitem os termos de serviço.

Em redes sociais, são recorrentes os casos de usuários usarem a ferramenta para explorar conteúdo pedófilo ou defenderem idéias preconceituosas.

No Brasil, o principal competidor do Live Spaces é o Orkut, do Google. No mercado internacional, o desafio será competir com MySpace e Facebook.


Fonte: Site da Revista Info (www.info.abril.com.br)

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