
Hitler criou um estilo que é usado até hoje por políticos, palestrantes, e profissionais de propaganda. Sim, nós fatalmente somos e seremos influenciados pelo estilo nazista. As bases da comunicação nazista eram simples: repetir as mesmas idéias centenas de vezes. Usando de ferramentas potentes da época, como rádio, cinema, cartazes, eles persuadiam o povo alemão à segui-los cegamente.


Mas nem toda a competente propaganda usada pelo governo nazista foi suficiente para que vencessem a guerra. Uma citação do filósofo Chico Cavalcante resume bem o poder da propaganda nazista:
“Ele não foi derrotado por sua propaganda, e sim, foi derrotado apesar dela.”
Apesar de não ter sido usada para fins corretos, o estilo de comunicação direta, emotiva e altamente influente criada por Hitler e Goebbels é algo a ser admirado e usado como base em nossos estudos como profissionais de comunicação.
A seguir, um trecho de um famoso discurso de Adolph Hitler:
E um exemplo de como seu estilo é usado até hoje.
* Diego E. Barbosa, 22 anos, arte-finalista, é estudante do Curso Superior de Tecnologia em Criação e Produção Gráfica Digital, na Universidade Paulista - Campus Swift em Campinas. Este artigo foi escrito para a disciplina Ética e Legislação na Comunicação, lecionada pelo prof. Arnaldo Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário